<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d17194197\x26blogName\x3dAg%C3%AAncia+UFG+de+Not%C3%ADcias\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://facomb.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://facomb.blogspot.com/\x26vt\x3d-1697762387792962349', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Agência UFG de Notícias

A Agência UFG de Notícias é um orgão laboratorial do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás. Os alunos responsáveis pelos textos aqui publicados estão cursando o 2º período de Jornalismo. As coordenadoras da Agência são as professoras Rakell Aguiar e Silvana Coleta.

Informações


Últimas Notícias


Blogs


Sites


terça-feira, outubro 04, 2005


Conpeex discute a exclusão social na era da digitalização

Juliana Teixeira - Agência UFG de Notícias

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promove durante toda esta semana, dos dias 3 a 7 de outubro, o II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). O evento está sendo realizado no Campus Samambaia (Campus II) e tem como tema “A vida diante das novas tecnologias”. O Conpeex visa consolidar as inter-relações científicas e estabelecer novos programas de cooperação em termos de pós-graduação, pesquisa, graduação, extensão e cultura. Outro objetivo importante é divulgar para a comunidade acadêmica da UFG e para a sociedade em geral, a produção científica e as ações que são desenvolvidas pela universidade por meio de palestras, mesas-redondas, cursos, mini-cursos e oficinas para a comunidade.


O título “Exclusão social na era da digitalização” foi o tema de uma mesa-redonda realizada no dia 3, no auditório da Biblioteca Central da UFG. A mesa foi composta pelo professor do Instituto de Informática (INF-UFG), Eduardo Simões de Albuquerque, pela professora doutora pela Faculdade de Educação (FE-UFG), Dulce Barros de Almeida, pela professora e diretora geral do Comitê de Democratização da Informática de Goiás (CDI), Químico Iamamoto, e pelo professor, também do Instituto de Informática da UFG, Hugo Alexandre Dantas do Nascimento.


A exposição do tema foi iniciada pelo professor Eduardo Simões que fez um breve comentário sobre a pequena quantidade de pessoas que tem acesso a computadores. A professora Dulce Barros prosseguiu com a palestra propondo uma discussão sobre o tema do Conpeex, enfatizando o paradigma do mercado como sendo o “centro nervoso” da globalização. Dulce utiliza-se de citações de pessoas conhecidas, como Frei Betto e Gandhi, para apoiar o título de sua palestra: “A exclusão escolar no atual contexto social”. A professora finaliza seu discurso concluindo que antes de uma boa formação em informática é necessário uma boa formação humanística, priorizando os valores éticos, a criatividade, a sensibilidade e o espírito crítico.

Exclusão e inclusão
A palestra seguiu com a professora Químico Iamamoto defendendo o tema “Educação, inclusão digital para a inclusão social”. Quimico apresentou e explicou os objetivos da CDI, que foi criada em 1995 no Rio de Janeiro e hoje já está presente em mais oito países. O professor Hugo Alexandre deu segmento à discussão sobre o tema: “Exclusão digital e realidade virtual”, expondo os serviços que a Internet oferece e apresentando dados sobre a exclusão.


A palestra foi finalizada com um rápido debate entre os palestrantes e o público. Para o estudante de Relações Públicas da UFG, Bruno Fiorese, a mesa-redonda “foi boa, mas poderiam ter feito um aprofundamento maior”. Já para o estudante de Farmácia, Júlio César da Silva, a “discussão foi proveitosa. O que eu achei mais interessante foi a parte que tratou sobre a interação que a Internet proporciona entre as pessoas”.

Agência UFG de Notícias atualizada às 2:21:00 PM

0 comentando aqui


0 comentários

Postar um comentário

Início


Leiaute da Helen Fernanda.