<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d17194197\x26blogName\x3dAg%C3%AAncia+UFG+de+Not%C3%ADcias\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://facomb.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://facomb.blogspot.com/\x26vt\x3d-1697762387792962349', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Agência UFG de Notícias

A Agência UFG de Notícias é um orgão laboratorial do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás. Os alunos responsáveis pelos textos aqui publicados estão cursando o 2º período de Jornalismo. As coordenadoras da Agência são as professoras Rakell Aguiar e Silvana Coleta.

Informações


Últimas Notícias


Blogs


Sites


terça-feira, outubro 04, 2005


EMAC aborda o tema Linguagem e Produção de Conhecimento no II CONPEEX
Nathália Cristina – Agência UFG de Notícias

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza entre os dias 3 e 7 de outubro o II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX). No dia da abertura foi realizado uma mesa redonda sobre ‘’Linguagem e Produção de Conhecimento’’ no auditório da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC). A exposição teve como coordenadora a professora doutora Kátia Menezes de Sousa e contou com as presenças da professora doutora Alice Fátima Martins, do professor doutor Cristovão Giovani Burgareli e da professora pós-doutorada Maria do Rosário Gregolin.

A discussão abordou temas como desenvolvimento da linguagem, produção e circulação de conhecimentos. Os componentes da mesa redonda relataram que na sociedade da informação, a mídia é uma poderosa fonte de produção de saberes e poderes, participando da construção de valores, ideologias e idéias consensuais, além de ressaltar a importância das imagens para a estruturação da linguagem visual.

Abordagens
A professora Maria de Rosário discutiu o tema ‘’Saber é poder? Lugares Discursivos de Produção de Conhecimento’’, em que destacou a importância da articulação dos saberes e poderes na sociedade, além de comentar sobre o desenvolvimento da escrita e da fala. ‘’A invenção da linguagem proporcionou que o conhecimento pudesse ser armazenado e circulado’’, afirmou. Quem também se apresentou foi o professor Cristovão Giovani, com o tema ‘’Ciência, Política e Discurso’’. Em sua fala, o palestrante enfatizou que o conhecimento serve para produzir novas tecnologias.

Para a professora Alice Martins, que tratou do tema ‘’Linguagem Visual e Construção de Conhecimento’’, a realidade só existe por meio da linguagem, em que os sistemas de representação (desenho e escrita) são culturais e historicamente construídos a partir do processo de socialização. ‘’A linguagem se interpõe nas relações entre homem e mundo’’, comentou.

Agência UFG de Notícias atualizada às 7:26:00 AM

0 comentando aqui


0 comentários

Postar um comentário

Início


Leiaute da Helen Fernanda.