<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d17194197\x26blogName\x3dAg%C3%AAncia+UFG+de+Not%C3%ADcias\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://facomb.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://facomb.blogspot.com/\x26vt\x3d-1697762387792962349', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Agência UFG de Notícias

A Agência UFG de Notícias é um orgão laboratorial do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás. Os alunos responsáveis pelos textos aqui publicados estão cursando o 2º período de Jornalismo. As coordenadoras da Agência são as professoras Rakell Aguiar e Silvana Coleta.

Informações


Últimas Notícias


Blogs


Sites


sexta-feira, outubro 07, 2005


Grupo Gwaya dá espetáculo no II Conpeex

Pedro Rafael – Agência UFG de Notícias

O IV Encontro do Grupo Gwaya de contadores de histórias marcou na manhã de quinta-feira, 6 de outubro, um momento de descontração e divertimento no circo armado ao ar livre no Campus II da UFG. O evento teve início às oito horas da manhã, com a apresentação do espetáculo “Eros uma vez”, que conta diversas e animadas histórias de amor, com textos adaptados de grandes autores como Luis Fernando Veríssimo e Marina Colassanti.

A professora e coordenadora do Grupo, Edvânia Braz Rodrigues, salientou o objetivo do grupo enquanto programa de extensão. “A nossa meta primordial é incentivar a leitura por meio da contação de histórias para públicos diversos, já que o Gwaya é um projeto de extensão da universidade e portanto, aberto a toda a sociedade”, afirmou a coordenadora.

Em seguida, foi à vez da professora, mestre pela Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), Ângela Barcellos, fazer uma palestra com o tema: “Jogos dramáticos e contação de histórias”. Na sua exposição, a professora falou dos trabalhos de pesquisa na arte de contar histórias e também da dificuldade de resgatar e registrar os contos transmitidos pela tradição e oralidade. “Eu acredito que nosso maior desafio é catalogar os contadores de histórias, de ouvi-los e ter autorização para registrar suas histórias. Além disso, o problema é a falta de financiamento para dar seqüência nas pesquisas”, ressaltou a palestrante.

Programação Cultural

O encontro vai teve continuidade na parte da tarde desde às 14 horas, com uma sessão de histórias. Na seqüência, foi realizada uma mesa redonda com a participação dos escritores Celso Sisto, de Porto Alegre, e Benita Prieto, do Rio de Janeiro. Os dois fazem parte de um outro grupo de contadores de histórias, o Morodumbetá. No debate, o tema central foi: “vozes que não se calam”. Por fim, no encerramento do encontro, está previsto ainda um novo espetáculo do Grupo, chamado: “Noite sem Lua, bruxa na rua”, com a contação de histórias de terror, medo e assombração. Hoje, dia 7, está prevista uma maratona de doze horas contando história que promete animar o público do Conpeex, já a partir das oito da manhã.

Agência UFG de Notícias atualizada às 1:21:00 PM

0 comentando aqui


0 comentários

Postar um comentário

Início


Leiaute da Helen Fernanda.