<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d17194197\x26blogName\x3dAg%C3%AAncia+UFG+de+Not%C3%ADcias\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://facomb.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://facomb.blogspot.com/\x26vt\x3d-1697762387792962349', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Agência UFG de Notícias

A Agência UFG de Notícias é um orgão laboratorial do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás. Os alunos responsáveis pelos textos aqui publicados estão cursando o 2º período de Jornalismo. As coordenadoras da Agência são as professoras Rakell Aguiar e Silvana Coleta.

Informações


Últimas Notícias


Blogs


Sites


quinta-feira, outubro 06, 2005


Integrantes de mesa redonda aprovam reforma universitária

Felipe Cândido – Agência UFG de Notícias

O I Seminário da Graduação e II Seminário PROLICEN foi realizado ontem, 5 de outubro, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Biológicas I (ICB-I), localizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).O debate foi feito no formato de mesa redonda presidida por três professores: Ana Maria Iório Dias da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando Pereira do Santos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Erasto Fortes Mendonça da Universidade de Brasília (UNB).

O tema discutido foi reforma do ensino superior. Segundo a professora Ana Maria,a reforma universitária, traduzida não apenas como uma mudança, é consenso. “Ela é necessária porque a universidade não faz papel que deveria ser desempenhada. A universidade precisa ser a vanguarda da sociedade”, destacou.
Ana Maria também segue os princípios da Formação da Graduação (ForGrad). Ela afirma que a educação superior é um bem público, a gestão das instituições de ensino superior deve ter caráter democrático e a função do ensino superior é a de produzir, socializar e divulgar conhecimento.

Os professores Erasto Fortes seguiu a mesma linha de raciocínio. Eles consideram que há uma contradição ao nomear que a educação básica por definição é para todos, mas não universal.

Falsa expansão
Segundo o professor Erasto Fortes, não houve uma expansão do ensino superior nos últimos 10 anos. Ele afirma que quando essa expansão é efetiva, busca claramente satisfazer o interesse político. Erasto cita o exemplo da nova universidade criada no triângulo mineiro, aberta em 2004 em Uberaba. Para ele, fica clara a manipulação política, devido a proximidade da Universidade de Uberlândia (UFU), que precisa de grandes manutenções e verbas. Hoje, das 8h30 às 10h30, a programação continua com a palestra “O sentido político e pedagógico da pesquisa na formação de professores” presidida pelo professor Eduardo Terrazam.

Agência UFG de Notícias atualizada às 9:17:00 AM

0 comentando aqui


0 comentários

Postar um comentário

Início


Leiaute da Helen Fernanda.