<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d17194197\x26blogName\x3dAg%C3%AAncia+UFG+de+Not%C3%ADcias\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://facomb.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://facomb.blogspot.com/\x26vt\x3d-1697762387792962349', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Agência UFG de Notícias

A Agência UFG de Notícias é um orgão laboratorial do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás. Os alunos responsáveis pelos textos aqui publicados estão cursando o 2º período de Jornalismo. As coordenadoras da Agência são as professoras Rakell Aguiar e Silvana Coleta.

Informações


Últimas Notícias


Blogs


Sites


quinta-feira, outubro 06, 2005


Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação discute política de expansão e descentralização

Marília Almeida – Agência UFG de Notícias


Começou ontem, 5 de outubro, o II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizado no auditório da Biblioteca Central no Campus Samambaia. O seminário faz parte da programação do II Congresso de Esino, Pesquisa e Extensão (Conpeex), que começou nesta segunda-feira. A primeira palestra teve início às 9h20, com quase uma hora de atraso, e abordou como o tema "Política de Expansão e Descentralização das Competências de Pesquisa no Brasil". O palestrante foi Carlos Alberto Pittaluga Niederauer, da área de engenharia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na palestra destinada principalmente a docentes de pós-graduação e alunos de mestrado, Carlos Alberto Pittaluga procurou mostrar os principais projetos do CNPq, que segundo ele “busca investir na formação e absorção de recursos humanos qualificados e ainda incentivar a pesquisa por meio de projetos de financiamento”. Pittaluga apontou também os desafios do governo atual para popularizar a ciência, ampliar o setor produtivo do mercado de trabalho e promover o desenvolvimento regional de ciência e tecnologia. A proposta de reedição do programa “Casadinho” do CNPq trouxe entusiasmo à platéia, já que sua última edição foi além de estratégica, muito bem sucedida.


Elogios à UFG

A Universidade Federal de Goiás recebeu elogios durante a palestra. O palestrante comentou sobre os programas de iniciação científica da universidade e apontou para a importância desses projetos e da pós-graduação para a admissão no mercado de trabalho. Pittaluga também destacou o crescimento da universidade desde sua última visita, em 1994. Ele acredita possuir grande responsabilidade em garantir profissionais qualificados até mesmo para uma nova universidade, como a UEG, que tem apenas seis anos de existência, mas é de grande importância para o estado.

Após vinte minutos de palestra, o espaço foi aberto para perguntas dos mais de 50 expectadores presentes. O palestrante foi questionado sobre a importância na manutenção de laboratórios de instituições de pesquisa e ensino, pois há um grande gasto com a compra de novos equipamentos e não na manutenção destes. Os presentes também questionaram sobre a falta de recursos das universidades para investir em pesquisas e laboratórios e a ausência de interesse do setor privado em investir neste campo.

A palestra terminou às dez horas dando continuidade aos trabalhos de iniciação científica. Hoje, a programação começa às 8h30 com a palestra “Discussões e Contribuições da UFG e Embrapa” para as áreas de Saúde, Ciência Sociais, Lingüísticas e Artes.

Agência UFG de Notícias atualizada às 9:10:00 AM

0 comentando aqui


0 comentários

Postar um comentário

Início


Leiaute da Helen Fernanda.