<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d17194197\x26blogName\x3dAg%C3%AAncia+UFG+de+Not%C3%ADcias\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://facomb.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://facomb.blogspot.com/\x26vt\x3d-1697762387792962349', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Agência UFG de Notícias

A Agência UFG de Notícias é um orgão laboratorial do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás. Os alunos responsáveis pelos textos aqui publicados estão cursando o 2º período de Jornalismo. As coordenadoras da Agência são as professoras Rakell Aguiar e Silvana Coleta.

Informações


Últimas Notícias


Arquivos


Blogs


Sites


terça-feira, outubro 18, 2005


Evento discute opressão na mídia

Victor Hugo – Agência UFG de Notícias

A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecos) e o Diretório Acadêmico de Comunicação (Dacom), promovem amanhã evento que debaterá a opressão da Mídia em relação às minorias. O debate será realizado no auditório da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), na Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento terá apresentação de uma pesquisa da professora da Facomb, Maria Luiza Mendonça, e contará com a presença de representantes dos movimentos negro, homossexual e feminista. Elaine Gonzaga, uma das organizadoras, afirma que o debate é importante pois “mostrará de que formas essas minorias são representadas, os preconceitos que as cercam e formas de combatê-los”.

Agência UFG de Notícias atualizada às 4:55:00 PM

0 comentando aqui



Projeto assessorado pela Versátil não vinga

Caio Henrique – Agência UFG de Notícias

O Projeto Mondo, assessorado pela Versátil, agência júnior do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Goiás, não será mais realizado como o programado para este mês de outubro. O projeto não obteve sucesso devido à falta de obtenção de recursos financeiros e pelo baixo número de inscrições.

O Mondo, projeto já existente em Brasília, trata-se de um exercício de simulação de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), direcionado aos alunos do ensino médio. As discussões simuladas seriam feitas em seis salas de debates para discutir temas de interesse mundial como genética, onde estariam presentes 35 pessoas mais um professor. Os resultados da “mini-conferência” teriam como destino a própria ONU.

Aprendizado

Para a estudante do segundo período de Relações Públicas e integrante da Versátil, Cínthia Garcia Assis, a falta de interesse de algumas escolas particulares dificultou a captação de recursos e a adesão por parte dos secundaristas. As escolas não deram atenção ao evento e até chegaram a impedir a divulgação porque o mesmo seria realizado em uma escola particular. “Eles alegaram que iria atrapalhar as aulas”, afirmou Cínthia.

A estudante ressaltou ainda que apesar da falta de sucesso do evento, nenhum aluno participante da Versátil perdeu alguma coisa com o fato. De acordo Cínthia, o que aconteceu foi exatamente o contrário, pois a primeira parte do objetivo de uma agência de Relações Públicas, que é a divulgação, foi cumprido, e faltou apenas a parte da assessoria durante o evento. Para a aluna, o aprendizado foi o mais importante, e irá ajudar os participantes a não cometerem mais os mesmos erros.

Agência UFG de Notícias atualizada às 2:47:00 PM

0 comentando aqui



Engenharia de Meio Ambiente abre inscrições para mestrado na UFG

Mayara Jordana – Agência UFG de Notícias

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Meio Ambiente (PPGEMA) está com as inscrições abertas de 3 à 31 de outubro, na Escola de Engenharia Civil (EEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O mestrado visa a formação de docentes para magistério superior e formação de pesquisadores e profissionais especializados na área de engenharia do meio ambiente.

A pós-graduação é direcionada aos engenheiros civis, sanitaristas, ambientalistas, arquitetos e profissionais da área do que comprovem relação acadêmica ou profissional com a área. O programa aborda as seguintes linhas de pesquisa: Engenharia de recursos hídricos e de sistemas urbanos de água; Gerenciamento de resíduos sólidos; Tratamento de água de abastecimento residuários e drenagem e Produção e Gestão do ambiente construído.

Poucas vagas

Haverá um processo seletivo no qual são oferecidas aproximadamente 15 vagas, de acordo a disponibilidade do programa. Para se inscrever o candidato deve preencher o formulário de inscrição disponível na Secretaria do PPGEMA e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$30. Também será necessário a comprovação de todas a documentação pedida no Edital do processo que pode ser visualizado no endereço: www.eec.ufg.br/PPGEMA.

O resultado final da seleção ao PPGEMA será divulgado no dia 17 de dezembro, com o período de matrícula em 20 e 21 de fevereiro de 2006. O início das aulas do primeiro trimestre está previsto para 6 de março de 2006. Maiores informações: Escola de Engenharia Civil-UFG, Bloco A, sala 6. Setor Universitário. Fone: (62) 3209-6091 ou www.eec.ufg.br.

Agência UFG de Notícias atualizada às 2:33:00 PM

0 comentando aqui



EMAC em festa com o 30º Festival de Música

Adriano Muhammad – Agência UFG de Notícias

O 30º Festival de Música começou nesta última quinta-feira, 13, e vai durar até o final deste mês, na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. O evento foi criado em 1967 durante a administração da professora Belkiss Carneiro de Mendonça e é o mais antigo do país no gênero.

Os objetivos do festival são divulgar a música de uma forma geral e nos seus mais diversos tipos, como a música clássica, folclórica e popular, por meio de concertos, recitais, seminários, cursos e máster classes. O professor de música da EMAC, Jarbas Seixas, que também está ajudando a coordenar o festival, afirmou que os principais temas abordados esse ano serão a música popular e o choro, dos quais muitas oficinas e apresentações vão ser ministradas com o intuito de destacar esses dois estilos musicais. Para maiores informações, os interessados devem acessar o site www.musica.ufg.br ou de dirigiram ao EMAC localizado no Campus II da UFG.

Agência UFG de Notícias atualizada às 2:23:00 PM

0 comentando aqui



Assembléia realizada por alunos irá discutir sobre Centro Acadêmico

Tauana do Vale – Agência UFG de Notícias

O curso de Química, da Universidade Federal de Goiás (UFG), promove no dia 19 de outubro, quarta-feira, a 1ª Assembléia Geral dos Estudantes. O evento será realizado no Anfiteatro do Instituto de Química (IQ-1), às 11h30.

Tiago Edirley, aluno do 3º período e organizador da assembléia. está convocando todos os alunos do curso para discutirem a criação e o nome do Centro Acadêmico do curso de Química. Outro ponto a ser debatido é a criação de uma comissão para elaboração do estatuto do CA. Vários estudantes e professores da instituição não tinham conhecimento sobre a assembléia, apesar do assunto ser de interesse dos alunos e da grande quantidade de informativos grudados nos murais do Instituto de Química e Geografia (IQG).

Agência UFG de Notícias atualizada às 2:17:00 PM

0 comentando aqui



Encontro de Matemática integra alunos de várias instituições

Marília Almeida – Agência UFG de Notícias

O 5º Encontro de Matemática começa na próxima sexta-feira, dia 21 de Outubro, na Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis. O evento contará com palestras, oficinas, mini-cursos e também apresentações de trabalhos de alunos da rede pública.

A abertura do encontro terá apresentações de teatro, dança e a palestra “O significado da Aprendizagem Matemática na Constituição do Sujeito”, com o professor doutor Cristiano Muniz da Universidade de Brasília (UnB).

No dia 22 a programação é mais diversificada. A professora mestre Mônica Cerbella Mandarino, da Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), apresentará a palestra “Matemática é Cidadania”. Na parte da tarde, os alunos participantes poderão assistir aos mini-cursos e oficinas de xadrez, geometria experimental em sala de aula, entre outras. No mesmo dia, os alunos de rede pública terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos a uma comissão que irá avaliá-los durante o encontro.

Cultura e Diversão

A participação de professores de universidades respeitadas de outros estados, como as já citadas UnB e UniRio, possibilita aos alunos ampliarem seus campos de conhecimento. No fim de cada dia haverá um happy hour para maior integração entre os alunos e professores de diversas instituições de ensino.

O 5º Encontro de Matemática é uma oportunidade não só de aprendizagem, mas de cultura e socialização para aqueles que participarão do evento. O encontro será realizado no dia 21 e 22 de Outubro e é organizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). A Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis está localizada na BR-153, km 98. Para maiores informações o telefone de contato é (0XX62) 3328-1160 ou pelo e-mail mat@ueg.br.

Agência UFG de Notícias atualizada às 2:09:00 PM

0 comentando aqui



Greve prejudica usuários da creche

Mirian Vasconcelos

A greve dos servidores da Universidade Federal de Goiás (UFG) está prejudicando o funcionamento da creche que atende filhos de professores e alunos da instituição. As atividades foram paralisadas no mês de agosto quando os servidores entraram em greve.

Enquanto os servidores técnico-administrativos não retomam as suas atividades, os usuários da creche estão tendo dificuldades para cuidar de seus filhos. A antropóloga e professora universitária, Izabela Tamasso, disse que a paralisação da creche criou um caos em sua vida e na de seu filho. Para ela, a greve interrompeu o desenvolvimento psico-motor de seu filho que estava saindo das fraudas e atrapalhou o seu convívio social.

Izabela ainda lembra que a maioria dos usuários não tem condições de pagar uma babá para cuidarem de seus filhos e por isso acabam deixando as crianças com pessoas, muitas vezes, não preparadas para tal responsabilidade.

Agência UFG de Notícias atualizada às 2:01:00 PM

0 comentando aqui



ICB oferece curso de Técnicas Histológicas

José Barbacena Neto – Agência UFG de Notícias

O Departamento de Morfologia do Instituto de Ciência Biológicas (ICB) irá oferecer um curso de Técnicas Histológicas durante o período de 1º a 16 de dezembro no Laboratório de Histologia Professor Doutor Antônio Sílvio Rabelo (ICB-3) no Campus Samambaia. O objetivo é colocar à disposição da comunidade conhecimentos teóricos e práticos sobre os quatro tecidos biológicos normais. Também serão abordadas as condições de execução dos diversos métodos científicos para a preparação de peças biológicas, em lâminas histológicas, para serem diagnosticadas ao microscópio óptico. Haverá também demonstrações e elaborações de técnicas na obtenção de peças biológicas, fixação das peças de desidratação e cortes em micrótomo.

Após a demonstração de cada técnica e devida explicação, os alunos deverão confeccionar as suas lâminas referentes a todas as técnicas do programa proposto. Os alunos apresentarão relatórios de todas as experiências alcançadas durante o transcorrer do curso. Eles serão avaliados e contemplados com os certificados que serão expedidos no final do curso pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Inscrições: 20/11/05 a 30/11/05- das 13 às 17 horas na Secretaria do Departamento de Morfologia do ICB 2/ UFG (Fone: 3521 1114 ou 3521 1442). Taxa Única: R$ 50,00.

Agência UFG de Notícias atualizada às 1:58:00 PM

0 comentando aqui



Congresso em Quirinópolis visa preservação do cerrado

Gustavo Martins - Agência UFG de Notícias

Será realizado dos dias 24 a 26 de novembro, na cidade de Quirinópolis, o 1º Congresso Regional de Educação Ambiental para a Conservação do Cerrado. O evento irá contar com palestras de diversos especialistas em conservação do cerrado. Também serão realizadas palestras educativas para os habitantes da cidade sobre preservação do cerrado.

O Teatro Municipal Teotônio Vilela vai ser sede da maioria dos eventos e palestras na cidade. Alojamentos também foram oferecidos pela organização do evento pelo valor de R$10. No entanto, as vagas são limitadas e é necessário que se leve colchonetes e roupas de cama.

As inscrições para o evento podem ser feitas por meio de depósito no Banco do Brasil, na agência 0659-9, conta corrente 15021-5. O valor cobrado pelas inscrições será de R$20 reais para estudantes e R$30 para profissionais.

Agência UFG de Notícias atualizada às 1:51:00 PM

0 comentando aqui



Instituto de Informática oferece vagas para mestrado

Giselle Pecin – Agência UFG de Notícias

O Instituto de Informática (Inf) da Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu vagas para mestrado em Ciência da Computação. A data de inscrição para o processo seletivo é de 25 de outubro a 4 de novembro das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas na Coordenação de Pós-Graduação do próprio instituto.

Para se inscrever, o candidato deverá apresentar duas cartas de recomendação, além de outros documentos. Para mais informações, o edital do processo de seleção estará disponível a partir da semana que vem tanto no Instituto de Informática quanto na página eletrônica www.inf.ufg.br.

Agência UFG de Notícias atualizada às 1:43:00 PM

0 comentando aqui



Engenharia Civil promove simpósio sobre solos tropicais

Nathália Cristina – Agência UFG de Notícias

Será realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás (CREA-GO), o II Simpósio sobre Solos Tropicais e Processos Erosivos no Centro-Oeste. O evento será promovido pela Escola de Engenharia Civil (ECC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília, FURNAS e o CREA-GO.

No dia 27 será realizado um mini-curso sobre "Erosões em solos tropicais, diagnósticos, prevenção e controle", além de um coquetel de confraternização. Nos demais dias serão ministradas conferências e palestras aos participantes.

O congresso está aberto aos estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais de engenharia. Um dos objetivos do evento é discutir e divulgar aspectos técnicos e científicos relacionados à mecânica dos solos tropicais e processos erosivos no Centro-Oeste.

Importância

O congresso abordará temas como: as propriedades físicas, químicas, mineralógicas e estruturais dos solos tropicais, por meio da análise, prevenção, controle e recuperação dos processos erosivos; e características do solo da região quando submetidos a carregamentos e fluxos de água. Para o professor pós-doutor Carlos Alberto Lauro Vargas, um dos organizadores do evento, o congresso é importante pois é uma área nova em Goiás. "O simpósio irá trazer uma interação com a comunidade geotérmica local e fortalecer o grupo da universidade", afirmou.

Agência UFG de Notícias atualizada às 1:38:00 PM

0 comentando aqui



CA de Pedagogia abre eleições para nova gestão

Pedro Rafael – Agência UFG de Notícias

O Centro Acadêmico “Paulo Freire”, dos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, abriu eleições para uma nova gestão. Desde o dia 14 deste mês está aberto o processo de campanha eleitoral, que vai vigorar até o dia 25. A votação será realizada nos dias 26 e 27, nos turnos matutino e noturno, sendo que dia 26, haverá seções abertas no período vespertino.

Apenas uma chapa se inscreveu pra concorrer esse ano. Com um discurso de ruptura, a chapa “Walquíria Costa” se posiciona contrariamente a reforma universitária e a privatização do restaurante universitário. A chapa ainda condena a União Nacional dos Estudantes (UNE) e não a reconhece como defensora dos interesses estudantis.

Refletindo tendência

A formação de blocos estudantis que se colocam contrariamente às instituições de classe tradicionais dos estudantes é uma tendência cada vez mais comum dentro da universidade. O próprio Diretório Central dos Estudantes (DCE) é um órgão que manifesta postura de oposição.

Vários outros centros e diretórios acadêmicos já emitiram cartas à comunidade acadêmica demonstrando insatisfação com os rumos do movimento estudantil implementado pela UNE nos últimos anos. Em resposta a União Nacional dos Estudantes, o DCE/UFG chegou a criar uma carteirinha de estudante alternativa, com os mesmos privilégios da confeccionada pela UNE.

Agência UFG de Notícias atualizada às 1:29:00 PM

0 comentando aqui



Museu Antropológico e EMAC fazem parceria em prol da educação

Wanessa de Souza – Agência UFG de Notícias

A quarta edição do Seminário de Teatro Performance e suas Antropologias será realizado nos dias 3 a 6 de novembro. Neste ano o evento discute a temática “Teatro para a infância e a adolescência, arte-educação e ações educativas em museus”. O seminário é uma realização conjunta do Museu Antropológico (MA) e da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e contará com as parcerias do Projeto Goiânia em Cena e da Fundação Otavinho Arantes.

O seminário e as atividades relacionadas a ele serão direcionados a estudantes, grupos teatrais e professores. O encontro vai reunir além da comunidade acadêmica, vários diretores, atores e profissionais de museus que atuam em atividades educativas e culturais. Entre os convidados para o evento, já estão confirmadas as presenças das professoras e pesquisadoras Maria Lúcia Pupo, da Universidade de São Paulo, e Biange Cabral, da Universidade Federal de Santa Catarina. Também consta a presença de professores indígenas e crianças karajá, da aldeia buridina, de Aruanã-GO.

Interação

A programação do seminário conta com a realização de atividades educacionais, como mesas-redondas, oficinas, mini-cursos e apresentações de trabalhos de pesquisa, e apresentações teatrais gratuitas destinadas às crianças de escolas e instituições públicas de Goiânia. O encontro visa não só estabelecer vínculos entre as atividades de pesquisa desenvolvidas no MA e as atividades de ensino realizadas na EMAC como também possibilitar reflexões sobre a união entre teatro para infância e adolescência, arte e educação e ações educativas em museus.
As inscrições para a participação nas atividades do seminário e para apresentações de trabalhos de pesquisa serão abertas a partir do próximo dia 27 de outubro na Escola de Música e Artes Cênicas (Campus Samambaia) e no Museu Antropológico (Praça Universitária).

Agência UFG de Notícias atualizada às 1:21:00 PM

0 comentando aqui



Greve de servidores atrapalha projetos na Faculdade de Agronomia

Ítalo Ramalho – Agência UFG de Notícias

A Faculdade de Agronomia está enfrentando empecilhos na realização de seus projetos em decorrência da greve dos servidores que já dura mais de dois meses. Segundo Ricardo Queiroz, coordenador administrativo da faculdade, a situação é ainda mais grave porque a paralisação está ocorrendo na época da chuva, quando a produção agrícola da instituição é maior e que, dentro do possível, os alunos estão suprindo as necessidades.

A Faculdade de Agronomia desenvolve projetos em parceria com a iniciativa privada como o "Projeto Cana de Açúcar", que engloba as principais indústrias canavieiras do estado e visa o aumento da produção, e o "Plantas Daninhas", que pesquisa novos produtos como defensivos agrícolas e estuda as dosagens corretas de aplicação. Estes projetos já apresentaram bons resultados.

Agência UFG de Notícias atualizada às 1:11:00 PM

0 comentando aqui



Planetário abre cursos para população em evento

Pedro Henrique Mota – Agência UFG de Notícias

Será realizada a partir da próxima sexta, 21, a 10ª Reunião da Associação Brasileira de Planetários no Planetário de Goiânia. O evento tem início na sexta às 18h e vai até o dia 25, próxima terça-feira, com encerramento às 9 horas no próprio Planetário.

A reunião contará com a presença de professores e planetaristas de diversas universidades e planetários do país. Na programação do evento estão previstos além de três mesas redondas, oficinas, cursos e noites de observação abertas ao público.

Agência UFG de Notícias atualizada às 1:00:00 PM

0 comentando aqui


Leiaute da Helen Fernanda.